MANIFESTO AOS SPORTINGUISTAS

Somos sportinguistas de espírito livre e mente aberta e queremos promover um debate de ideias, transparente e independente, com um propósito tão único quanto inabalável: dar um rumo ao Sporting.

O nosso Clube está profundamente doente e precisa de todos para definir uma estratégia simples e exequível que acabe rapidamente e de uma vez por todas com as divisões internas, o desnorte operacional, o desrespeito institucional e o sofrimento dos sócios e adeptos.

O Sporting vive em agonia perante uma emergência, e ou muda de vida ou terá a sua vida em risco. O Sporting não é isto. O Sporting não merece isto.

Durante os próximos meses queremos debater de forma aberta e transparente, diagnosticar problemas e encontrar soluções para as principais áreas da vida do nosso Clube: das finanças, à organização interna, passando pelo futebol, a formação e as modalidades, sem nunca esquecer a marca Sporting que anda pelas ruas da amargura. 

Esta iniciativa não tem por detrás nenhuma candidatura a nenhum órgão social do nosso Clube, não tem qualquer agenda ou calendário escondidos. Não viemos desestabilizar. Estamos, sim, absolutamente determinados em ajudar a resolver, e acolheremos todos sem excepção desde que partilhem desta nossa prioridade – a união e imediata salvação do Sporting.

Não teremos qualquer medo ou pudor em dizer, preto no branco, onde estão os problemas e o que precisa de ser feito.

Mais do que apurar responsabilidades pretendemos definir prioridades, desenvolver um trabalho sério e rigoroso de análise e reflexão, e apresentaremos no final destas jornadas um documento sintético que nos ajude, a todos, a melhor compreender o que correu mal.

Não somos donos da razão, mas procuraremos de forma determinada o melhor caminho possível, ouvindo quem mais sabe e quem está disponível para ajudar e contribuir para a rápida recuperação do nosso Clube.

O Sporting nunca perde: Ou ganha ou aprende. Temos de aprender com os erros e regressar tão rápido quanto possível às vitórias.